Grupo Monza - 39 anos pensando em você

Atendimento: 67.3029-7171 - Av.Coronel Antonino, 513

Notícias

Como lidar com imprevistos na estrada

Postado dia 16/11/2012

Imprevistos e acidentes não escolhem data nem hora. Mesmo quem toma cuidado e dirige respeitando a sinalização e os limites de velocidade não está livre das situações inesperadas. Claro que, se você conduz o carro de forma defensiva, ou seja, pensando na segurança de quem vai a bordo e das outras pessoas, as chances de algo dar errado são menores.

E se você estiver com a manutenção do carro em dia dificilmente terá problemas. Por isso é bom ficar atento para condições dos pneus e sua calibragem, estado das pastilhas de freio, nível de óleo do motor, entre outros itens importantes. Mas se o seu carro parar na estrada ou se envolver em algum acidente, o que fazer? Para quem não tem a mínima ideia de como proceder nessas situações, aí vão algumas dicas.

Primeiramente, certifique-se de que no seu carro há extintor de incêndio, estepe e triângulo de sinalização, pois estes são itens obrigatórios e estão previstos na legislação de trânsito. Supondo que seu carro apresentou pane, quebrou ou aconteceu algo que impossibilite a locomoção, o melhor a se fazer é parar em um acostamento, ou em um lugar que prejudique menos possível o trânsito.

 

Em seguida, sinalize o local para evitar acidentes. A orientação é colocar o triângulo a uma distância de, no mínimo, 50 metros do veículo. E não se esqueça de ligar o pisca-alerta.

 

E em caso de fogo? Todo mundo sabe que o ideal é usar o extintor, mas nem todos sabem como manuseá-lo. A recomendação para utilizá-lo corretamente é retirar seu lacre, levantar a alavanca e apertar o gatilho na direção da chama.

 

Já em caso de acidentes antes de mais nada, deve-se manter a calma. Procure saber se alguém se feriu. Se sim, ligue para o socorro e não tente remover as vítimas da posição que estão – esta tarefa deve ser feita somente por profissionais. A polícia também deve ser chamada ao local.

 

Fonte: Carsale

Outras notícias