Grupo Monza - 39 anos pensando em você

Atendimento: 67.3029-7171 - Av.Coronel Antonino, 513

Notícias

Conheça as versões especiais do Ford New Fiesta que conquistam ralis mundo afora

Postado dia 19/09/2011

O que um carro precisa ter para encarar e se sair bem em provas tão duras quanto ralis ou enduros? A Ford sabe. Tanto que seu carro global New Fiesta está se tornando um verdadeiro especialista nos circuitos de ralis pelo mundo. Neste post, vamos falar sobre as cinco versões do compacto construídas pela M-Sport, com suporte da Ford Europa. O destaque fica por conta do New Fiesta RS World Rally Car, que atualmente disputa o Mundial de Rali  pelas mãos experientes dos finlandeses Mikko Hirvonen (vice-líder do WRC entre os pilotos) e Jari-Matti Latvala. Esta versão do carro está sendo exibida no 64º Salão de Frankfurt.

“O New Fiesta de produção contém os atributos principais exigidos em um carro de rali de sucesso. A sua robustez é uma vantagem óbvia em uma aplicação tão exigente, tanto no aspecto mecânico como no alto nível de segurança que oferece aos ocupantes”, comentou Gerard Quinn, chefe de motorsport da Ford Europa, destacando ainda que a curta distância entre-eixos garante agilidade nas cinco versões para rali.

Quer saber alguns detalhes sobre cada uma destas versões? Então vamos lá:

New Fiesta RS WRC: tem tração nas quatro rodas e é equipado com motor 1.6 com turbo e injeção direta, baseado na avançada tecnologia EcoBoost que equipa a linha atual de veículos Ford;

New Fiesta Regional Rally Car: segundo na hierarquia Ford, tem a mesma base de performance da versão RS, mas tem um restritor de motor e modificações aerodinâmicas, conforme o regulamento do campeonato vigente. Isto porque ele pode competir em provas nacionais ou mundiais, dependendo apenas de uma conversão com kit de peças especial;

Fiesta S2000: serviu de base para o desenvolvimento do New Fiesta RS WRC. Estreou nas pistas de rali em 2010, com vitória no famoso Rali de Monte Carlo, e se tornou um dos líderes do S-WRC, uma categoria de apoio do mundial da FIA;

Fiesta R2: é base para o WRC Academy da FIA, que é um novo programa de treinamento para jovens pilotos apoiado pela Ford. O R2 tem motor 1.6 e é o veículo oficial do Fiesta Sporting Trophy, que é realizado em oito países;

Fiesta MS1: foi projetado como carro de rali de entrada, serve para dar oportunidade a novos pilotos. É baseado no Fiesta 1.6 Zetec S e permite aos competidores um upgrade até um R2, de acordo com os recursos disponíveis.

A moral da história é que o New Fiesta ofereceu base sólida para a construção de todas essas versões. Os cinco modelos do New Fiesta rali mencionados foram desenvolvidos pela M-Sport, parceira britânica da Ford desde 1997.

Outras notícias