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New Fiesta Hatch: desempenho e rendimento do conjunto "brasuca" Sigma 1.6 Flex + transmissão IB5

Postado dia 28/10/2011

O New Fiesta é um carro gerado com muito carinho por uma equipe de campeões. Engenheiros, técnicos, designers e outros funcionários da Ford de áreas e países diversos (e até consumidores que participaram de pesquisas e testes) estiveram envolvidos no projeto deste modelo global. Por isso, o fato de ele contar com motor e transmissão produzidos aqui na fábrica de Taubaté (isso mesmo, no interior de São Paulo!) deve deixar orgulhosos todos nós, brasileiros. Afinal, são o Sigma Flex 1.6 e a transmissão IB5 que fazem dele um carro ágil, econômico e forte.

Aproveitando a chegada da versão Hatch 2012, falemos então do seu desempenho e rendimento.

O motor Sigma 1.6 Flex usa alta tecnologia para equilibrar potência, economia e durabilidade. Para começo de conversa, ele conta com acelerador eletrônico capaz de gerar 115 cv com etanol (a 5.500 rpm) e 110 cv com gasolina (a 6.250 rpm), com baixo consumo e emissões. Seu torque máximo é de 16,2134 kgmf com etanol (a 4.250 rpm) e 15,8056 kgmf com gasolina (a 4.250 rpm). Desta forma vai de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos com gasolina e em 11,7 segundos com etanol, atingindo velocidade máxima de 190 km/h.

A ampla curva de torque explica seu funcionamento elástico. Com baixo nível de vibração, está pronto para rodar mais de 240.000 km.

Da transmissão: a reconhecida IB5 tem estrutura leve de alumínio e conta com relações de marcha otimizadas para melhorar o consumo e a performance. Seu sistema de embreagem tem acionamento hidráulico, com engates precisos.

O resumo da ópera é que o New Fiesta Hatch oferece o melhor desempenho da categoria em consumo de combustível. Ele faz 11 km/l com gasolina e 7,5 km/l com etanol (segundo a norma NBR 6601) na cidade. E na estrada roda 13,9 km/l com gasolina e 9,3 km/l com etanol (conforme a NBR 7024). Portanto, tem média ponderada de 12,1 km/l com gasolina e 8,2 km/l com etanol, medidos ajustes determinados segundo as normas do Conpet.

Vale lembrar que a plataforma equilibrada e aerodinâmica aprimorada do New Fiesta Hacht 2012 são fatores essenciais para garantir essa performance top de linha.

(Ford Jalopnik)

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