Grupo Monza - 39 anos pensando em você

Atendimento: 67.3029-7171 - Av.Coronel Antonino, 513

Notícias

Ford se une grandes fabricantes para criar padrão de carga de veículos elétricos

Postado dia 15/10/2011

A Ford, Audi, BMW, Daimler, General Motors, Porsche e Volkswagen, alguns dos maiores fabricantes de veículos, decidiram somar esforços e criar um padrão internacional para o sistema de carregamento rápido de veículos elétricos. A iniciativa será realizada tanto para a Europa como para os Estados Unidos.

O sistema combinado proposto prevê a instalação de uma tomada no veículo capaz de se conectar com todos os ambientes de carregamento e também utiliza os mesmos meios de comunicação com a estação de carga. Isso permitirá que os veículos elétricos da Ford, Audi, BMW, Daimler, GM, Porsche e Volkswagen compartilhem as mesmas estações de carga rápida.

"Na Ford, sabemos da importância de oferecer soluções tecnológicas inovadoras e convenientes para os consumidores. Isso faz parte da nossa visão One Ford e é um fator chave para o nosso sucesso", diz Steve Biegun, vice-presidente de Assuntos Governamentais Internacionais da Ford. "Aplicamos a mesma filosofia no trabalho com outros fabricantes globais e governos para oferecer uma estratégia comum de carregamento dos veículos elétricos, ajudando a acelerar o desenvolvimento da infraestrutura, fortalecer o crescimento econômico e, acima de tudo, tornar o carregamento mais conveniente para os nossos clientes."

Iniciativa conjunta
Os sete fabricantes acreditam que o desenvolvimento de um sistema de carga comum é benéfico para os consumidores, para a indústria e para os fornecedores de infraestrutura de carga. A padronização vai reduzir a complexidade de produção dos fabricantes, acelerar a instalação de sistemas comuns internacionalmente e, mais importante, melhorar a experiência dos motoristas no uso dos veículos elétricos.

A seleção do sistema de carga comum partiu da revisão e análise dos equipamentos existentes, com foco na ergonomia do conector e nas preferências dos consumidores dos Estados Unidos e da Europa. Essa estratégia de convergência - incluindo diferentes países e fabricantes - cria uma base para o planejamento da infraestrutura futura, além de um protocolo de comunicação para facilitar a integração dos veículos elétricos com futuras aplicações das redes elétricas inteligentes. Os sete fabricantes também concordaram em usar o "HomePlug Green Phy" como protocolo de comunicação.

Os fabricantes apontam o sucesso do "Nível 1" e "Nível 2" (para carga em 220 V nos Estados Unidos) como exemplo de padronização para aumentar o uso dos veículos elétricos e a satisfação dos clientes. O padrão adotado é compatível com o conector J1772 existente nos Estados Unidos e também com o sistema IEC 62196 Type 2, usado na Europa.

A aprovação do padrão J1772 deu aos proprietários de veículos elétricos a tranquilidade de saber que podem recarregar em todas as estações de carga Nível 2. Antes dessa padronização, o proprietário não tinha como saber se a estação era compatível com o seu veículo.

Outras notícias