Grupo Monza - 39 anos pensando em você

Atendimento: 67.3029-7171 - Av.Coronel Antonino, 513

Notícias

Ford revela projeto de Fusion híbrido autônomo para 2025

Postado dia 23/01/2014

A Ford sempre gosta de inovar no desenvolvimento de seus carros. Pois o seu mais novo projeto envolve um veículo que anda sem necessitar do motorista, emprestando tecnologia da natureza, mais especificamente falando dos morcegos. Esse carro é o Ford Automated Fusion Hybrid Research Vehicle, que utiliza como base a plataforma do tradicional Fusion hibrido, foi desenvolvido em parceria com a Universidade de Michigan e a companhia de seguros State Farm.

O carro autônomo consegue se direcionar graças a um sensor de movimentos 360° conhecido como LIDAR. Esse super sensor escanea todo o ambiente com seus lasers infravermelhos a uma velocidade impressionante: 2,5 milhões de vezes por segundo.

A Ford explica que o sistema de sensor infravermelho utiliza um mecanismo muito parecido com o utilizado por animais como os morcegos ou os golfinhos, só que ao invés de utilizar ondas sonoras como esses animais para refletir os objetos, o carro envia luz infravermelha que reflete em tudo que estiver a 60 metros de distância, gerando um mapa em 3D do ambiente.

Dessa forma, o sensor consegue identificar diversos objetos com densidade suficiente para serem captados por ele: postes, árvores, pedestres e outros carros. O sensor envia as informações para o computador de bordo que guia o veículo, fazendo com que ele manobre de acordo com os obstáculos ao seu redor.

De acordo com os responsáveis pelo projeto, o sensor é tão sensível que “é possível diferenciar um saco de papel de um pequeno animal à distância de um campo de futebol”.

A iniciativa da Ford visa seguir uma tendência de avanços tecnológicos e inovações que outras montadoras têm implantado e a sua divulgação tem como intenção enviar um recado às concorrentes e ao mercado de que a montadora americana está com os olhos no futuro.

Outras notícias