Grupo Monza - 39 anos pensando em você

Atendimento: 67.3029-7171 - Av.Coronel Antonino, 513

Notícias

Combustível seguro e filtros em dia protegem as velas

Postado dia 25/07/2013

Fundamentais para a queima de ar e combustível que faz o carro funcionar, as velas de ignição precisam estar em boas condições. Desgastadas, elas provocam o aumento no consumo e falhas no funcionamento do motor. As principais iniciativas dos motoristas para mantê-las em dia é cuidar a origem do álcool e da gasolina que vão no tanque e manter em dia a troca dos filtros de ar e de combustível.

As velas estão entre os itens mais importantes para a combustão correta e emissão de gases do motor, explica o Silvio Figueiredo, pesquisador do Laboratório de Motores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Elas devem ser trocadas exatamente conforme a recomendação da montadora, que varia conforme a marca e o modelo do veículo. Em relação à manutenção, o principal aliado das velas é o filtro de ar.

“Se o carro trabalha com o filtro de ar obstruído, sujo, a combustão pode ser comprometida. E qualquer coisa que afeta a combustão afeta também as velas”, lembra o professor.

O filtro do ar deve ser trocado também levando em conta a recomendação do fabricante. Em média, essa substituição é indicada a cada 10 mil quilômetros.

É fundamental ainda, lembra Figueiredo, ter cuidado com a seleção do combustível. Impurezas ou substâncias usadas para adulteração podem impregnar as velas, comprometendo a vida útil das peças.

A função das velas é introduzir a energia de ignição na câmara de combustão e, através da faísca elétrica gerada entre os eletrodos, iniciar a queima da mistura ar/combustível. Se ela está em um estágio crítico, o motorista percebe falhas no funcionamento no motor, dificuldade para dar o arranque e, às vezes, excesso de fumaça pelo escapamento.

E lembre-se, quando ocorrer defeito em uma das velas, é recomendado trocar o jogo, geralmente formado por quatro peças.

Fonte: Terra

Outras notícias