Grupo Monza - 39 anos pensando em você

Atendimento: 67.3029-7171 - Av.Coronel Antonino, 513

Notícias

Cuidados para não aquaplanar

Postado dia 18/12/2012

    A aquaplanagem acontece normalmente quando, ao passar por um filme de fluído (normalmente água ou lama), o carro perde o contato com o solo. Se isto ocorrer com você, prepare-se, pois, segundo o coordenador operacional do Velopark, de Porto Alegre, Jorge Fleck depois que você começa a aquaplanar, não adianta virar a direção, pisar no freio ou acelerar. “Dessa forma, você pode piorar a situação e causar um acidente.  O correto é apenas manter as rodas alinhadas e segurar firme o volante”, explica o coordenador. 

    Segundo o especialista, são necessários apenas quatro ou cinco milímetros de água na pista para que você perca o controle do seu automóvel. Sempre que o tempo estiver chuvoso, evite andar rápido e sempre utilize os espelhos do carro na busca pelo rastro do pneu na água. 

    O cuidado com o estado de conservação dos pneus também é peça-chave para quem vai enfrentar uma viagem. Pneus lisos ou com meia-vida, que geralmente já perderam os sulcos, os quais servem justamente para escoar a água na banda de rodagem, aumentam os riscos de aquaplanagem.  “O sistema de instrução aos motoristas e não o de formação no Brasil é precário, insuficiente. Ao contrário do que muitos pensam, dirigir não é fácil”, diz Fleck. Além de conhecer seu carro, você deve conhecer a pista ou estrada pela qual está transitando. No Brasil existem 400 mil acidentes de trânsito por ano e 34% deste número se dá por desatenção no trânsito. “Geralmente o acidente ocorre, quando a pessoa não está focada, quando ela esta no celular ou digitando alguma mensagem”, conclui Fleck.

 

Outras notícias