Grupo Monza - 39 anos pensando em você

Atendimento: 67.3029-7171 - Av.Coronel Antonino, 513

Notícias

TECNOLOGIAS FORD AJUDAM A REDUZIR O FURTO DE VEÍCULOS

Postado dia 26/09/2011

A Ford tem contribuído para a redução do número de veículos roubados, desenvolvendo sistemas de segurança cada vez mais avançados. Nos Estados Unidos, por exemplo, de acordo com o relatório anual de atividades do FBI, órgão federal de investigações, houve uma queda de 7,2% nos furtos de veículos em 2010. 

"Um dos principais motivos para a redução desse número é a evolução tecnológica dos equipamentos antifurto", afirma Mark Zielinski, supervisor de produtos de segurança da Ford. Segundo ele, um dos maiores avanços da marca foi a introdução de imobilizadores eletrônicos, dotados de códigos criptografados que praticamente eliminam a possibilidade de locomoção do veículo sem a chave original. 

No Brasil, a tecnologia antifurto presente em todos os veículos da Ford é o exclusivo sistema de proteção PATS (Passive Anti Theft System). A chave do carro contém um código eletrônico que é lido por um sensor no módulo eletrônico, evitando a partida por outros meios. Uma evolução mais recente dessa proteção, presente na Nova Ranger, é o DPATS, sistema distribuído que, além do módulo eletrônico, incorpora um sensor adicional no painel para fazer esse reconhecimento, reforçando também a segurança contra furto do motor.

Outros equipamentos popularizados em todas as linhas da Ford no Brasil, como alarmes, travamento automático das portas, travas elétricas com controle remoto e abertura elétrica do porta-malas no painel, contribuem para aumentar a segurança do veículo e dos ocupantes. 

Dicas de prevenção

Modelos de luxo como o Fusion e o Edge oferecem ainda recursos adicionais, como o sistema de abertura das portas por teclas e abertura eletrônica sem chave, em que basta estar com a chave no bolso e se aproximar para destravar o carro. Outro dispositivo que contribui para a segurança é o chamado "Follow me Home": depois que o motorista tranca o carro, o farol permanece aceso por alguns segundos, iluminando o seu caminho. 

Apesar da melhoria contínua dos recursos antifurto, o especialista faz questão de lembrar que nenhum sistema é infalível. "O objetivo das medidas preventivas é evitar o furto, tornando a ação mais difícil para os ladrões", destaca Mark Zielinski, que também dá algumas dicas para os motoristas. "Leve sempre a chave, nunca a deixe dentro do veículo. Feche as janelas e tranque as portas ao estacionar. Procure parar em áreas bem iluminadas, de preferência em estacionamentos. E não deixe objetos de valor dentro do veículo, principalmente onde eles possam ser vistos, atraindo a atenção." 
(  Site Oficial da Ford) 

Outras notícias