Grupo Monza - 39 anos pensando em você

Atendimento: 67.3029-7171 - Av.Coronel Antonino, 513

Notícias

Novo Ford EcoSport chega para desafiar a própria cara bonitinha

Postado dia 10/08/2012


SUV compacto custa a partir de R$ 53.490 e tem opções de motores 1.6 e 2.0

 

O maior trunfo de mercado do novo Ford EcoSport, que chega às lojas em setembro com preços a partir de R$ 53.490, pode ser também o seu grande defeito.

O visual, que todos concordam ser moderno e evoluído em relação ao modelo anterior, já está cansado. O carro foi tão pré-lançado, tão exibido antes da apresentação oficial que, hoje, o fator novidade se foi.

A expectativa inerente a qualquer produto de fato novo desapareceu no meio de uma cortina de fumaça marqueteira armada tanto para puxar o tapete do Renault Duster, seu principal concorrente, quanto para disfarçar o pequeno número de lançamentos da Ford no Brasil em 2012.

A partir de agora, o grande inimigo do novo SUV compacto é o relógio. Em quanto tempo as pessoas vão olhar para o novo Eco e considerá-lo apenas mais um carro na rua? Afinal, poucos duvidam de que ele será um sucesso de vendas. Informalmente, concessionárias já preveem filas de três meses ou mais para algumas versões (veja todas abaixo).

A história poderia até ser parecida com a do New Fiesta, outro carro de visual ousado, não fosse por um importantíssimo detalhe: o compacto vindo do México nunca foi um best-seller. É possível, ou provável, que venda até menos do que o próprio EcoSport, em que pese o preço consideravelmente mais alto do SUV. Veja os valores de tabela:

- Ford EcoSport 1.6 S — R$ 53.490
- Ford EcoSport 1.6 SE — R$ 56.490
- Ford EcoSport 1.6 Freestyle — R$ 59.990
- Ford EcoSport 2.0 Freestyle — R$ 62.490
- Ford EcoSport 2.0 Titanium — R$ 70.190


Estepe segue do lado de fora do porta-malas, cuja maçaneta fica embutida na lanterna direita (Crédito: Divulgação)

Do New Fiesta o EcoSport herda muita coisa importante, entre elas a plataforma e o motor 1.6 Sigma flex com 110/115 cv de potência e 15,7/15,9 kgfm de torque máximo, além do desenho interior. Por fora, no entanto, ele se aproxima mais do conceito Evos, mostrado no Salão de Frankfurt de 2011 e aplicado com esmero ao novo Fusion, que chega ao Brasil entre o fim de 2012 e o início de 2013.

O porte permanece praticamente igual, mas graças a uma coluna dianteira mais avançada e inclinada, o carro dá a impressão de ter ficado maior. As medidas que de fato cresceram foram as do entre-eixos (mais 3 cm), da largura (mais 3,1 cm) e da altura (mais 5 cm).

Como opção ao motor 1.6, a Ford também oferece o bloco 2.0 Duratec flex de 141/147 cv de potência e 18,9/19,6 kgfm de torque, já visto no Focus. A transmissão é manual de cinco velocidades em todos os carros. O câmbio automatizado de dupla embreagem Powershift, assim como a tração 4x4, chega apenas em outubro, durante o Salão do Automóvel de São Paulo (24 de outubro a 4 de novembro).

De série, o novo EcoSport traz um pacote de equipamentos apenas adequado. Direção elétrica, air bag duplo, freios ABS, ar-condicionado, trio elétrico, lanternas de LED e sistema multimídia Sync com Bluetooth e streaming de áudio são os destaques.

A versão SE ganha faróis de neblina, rodas diferenciadas, rack no teto e vidros elétricos nas portas traseiras.


Interior é inspirado no novo Fiesta, mas peca pelo acabamento abaixo da média (Crédito: Divulgação)

Já o modelo Freestyle, que, segundo a Ford, será o mais vendido (com motor 1.6), entrega, além dos itens das outras versões, assistente de partida em rampa (que segura o carro em ladeiras na hora de arrancar), controles de tração e estabilidade, computador de bordo, rodas de liga leve aro 16, sensores de estacionamento e controle one touch nos vidros elétricos. Air bags laterais e de cortina, além de bancos de couro, são opcionais e custam, em pacote, R$ 3.700.

Por fim, o modelo Titanium oferece, além do motor mais forte, seis air bags, ar-condicionado digital, sensor de chuva e iluminação, partida por botão, sistema de entrada sem chave, rodas com desenho exclusivo e grade cromada.

Como parte do projeto global da Ford, o novo EcoSport será vendido em mais de cem países. O Brasil é o primeiro a recebê-lo, já que o carro foi desenvolvido pelos engenheiros da montadora em Camaçari (BA). O modelo também será montado em China, Índia e Tailândia, segundo o presidente da Ford do Brasil, Steven Armstrong.

O R7 dirige o novo EcoSport neste fim de semana e publica o test-drive completo nesta segunda-feira (6). Fique ligado.

*O jornalista viajou a convite da Ford do Brasil
http://noticias.r7.com/carros/noticias/novo-ford-ecosport-chega-para-desafiar-a-propria-cara-bonitinha-20120805.html?question=0

Outras notícias