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Motores da Ford em Taubaté: 10 milhões unidades produzidas e mais R$ 500 milhões em investimentos

Postado dia 21/11/2011

O Complexo Industrial da Ford em Taubaté acaba de chegar à marca de 10 milhões de motores e transmissões produzidos. Uau! O momento não poderia ser mais propício para a companhia anunciar o investimento de R$ 500 milhões na unidade. Este aporte vai movimentar ainda mais as coisas por lá, pois eleva a capacidade anual de produção dos motores Sigma para 500 mil e de transmissões para 520 mil unidades. E tem mais: cerca de 500 novos postos de trabalho serão criados para a fábrica que já conta com 1,7 mil empregados.

Hoje, a Ford produz em Taubaté os motores da linha Zetec RoCam e também a nova família Sigma, tanto para atender ao mercado local quanto para exportação para América do Sul e América do Norte. O Sigma 1.6 foi desenvolvido com bloco, cabeçote, cárter e pistões em alumínio para atender aos requisitos do mercado por leveza, eficiência e durabilidade. Ah! E a versão flex foi criada especialmente para o Brasil.

Vale lembrar que a Ford já aplicou R$600 milhões, desde 2008, para ampliar e trazer equipamentos de última geração para a fábrica com objetivo de ali produzir os motores Sigma em Taubaté.

“Esse novo investimento reitera a nossa disposição de continuar crescendo no Brasil, com a ampliação da fábrica de motores de Taubaté, que adota os padrões mais avançados de tecnologia e qualidade. Ele faz parte da visão de negócios da Ford, com o objetivo maior de entregar o melhor em qualidade, economia e satisfação para os clientes”, comemora Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul.

Entre outros produtos de sucesso, fabricados pela Ford em Taubaté, desde o início de suas atividades em 1974, destaca-se o famoso motor OHC 2.3, que equipou mais de 1,5 milhão de unidades do Mustang nos Estados Unidos.

Outros feitos e datas da Fábrica de Taubaté:
1987 a 1995: fundição e fornecimento de chassis para toda a América do Sul;
1995: começa a produzir transmissões iB5 e motores HCS, para modelos Fiesta e Escort, montados em São Bernardo do Campo;
1999: instalação das linhas de usinagem para montagem dos motores RoCam e nova unidade de fundição de alumínio para produção de cabeçotes;
Ampliação de capacidade de produção: 2002, 2005, 2007, 2010 e agora em 2011.

Por Patricia Salles ( Ford jalopnik)

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